

O momento econômico que se
aproxima, prevê sérios impactos para o país e de modo especial para as
empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Mais ou menos, todos seremos afetados
pelos momentos pós crise. É no espírito da coletividade que nasce a força para
recuperar os danos e também o senso de união, confiantes de que cada um precisa
e deve dar sua contribuição para o todo.
Sabendo que a situação que estamos enfrentando é uma das
mais sérias que passei em toda a minha vida profissional e apesar de termos
passados por várias outras crises, acredito que nenhum de nós tenhamos
vivenciado uma experiencia como essa, e isso criará grandes perturbações em si,
e independentemente da gravidade do vírus se espalhar, precisamos compartilhar
algumas ações.
Para
mim 6 reflexões que tento construir comigo e com o meu time e que talvez possa
te ajudar nesse momento difícil e que testará a nossa liderança a todo o
momento
1.
Preparemos -se para o pior e
sejamos grato se isso não acontecer. Não podemos
nesse momento esperar para ver, e acreditar que é somente uma epidemia que já
passamos em anos anteriores, temos que cuidar de nossas pessoas, de nossos
clientes e dos vários profissionais de fornecedores que nos atendem a todo o
momento.
·
Implementar as
diretrizes mais conhecidas disponíveis para funcionários e clientes: Monitorar
os casos suspeitos de empregados e parentes. Aprender com o que outras empresas
estão fazendo - e continuar a ajustar - Mapear colaboradores em grupo de
Risco e trabalhar para que eles fiquem em casa em segurança e com toda a nossa
assistência.
·
Comunicação com
total transparência e as vezes em excesso, melhor pecar pelo excesso do que
pela omissão.
·
Auxiliar as
iniciativas de limitação de epidemias de qualquer maneira possível –
Implementar Home Offices e plantões, limitar visitas de fornecedores / Fazer plantões
de faturamento para os clientes. Sabemos que o nosso cliente não vai parar de
plantar, e a peste, a doença, o metabolismo da planta também não vão parar, e o
agricultor precisara de nossos insumos para produzir – Então temos que estar
disponíveis o tempo todo.
2.
Criamos um comitê de crise
Covid-19 sob a nossa liderança, totalmente
dedicada, focada nisso o dia todo, todos os dias e comunicando claramente as
ações e os KPIs monitorados
3.
Existe uma alta probabilidade
de uma interrupção substancial da receita, levando a uma potencial crise de
liquidez para muitas empresas,
·
Planeje cortes
de custos urgentes para economizar: Reduções de custo sem arrependimentos
·
Congelamento de
todas as despesas (substituições de colaboradores, novas contratações, projetos
de Expansão e total atenção no capital de giro.
·
Ao contrário do
que todos pregam não queremos postergar o pagamento aos nossos fornecedores,
muitos deles estão em situação pior que a nossa. O famoso WIN-WIN aqui não é
estratégia e sim respeito e credibilidade.
·
Defina ações de
custo agressivas, iniciadas por cenários de corte de receita mais extremos
·
Isso é (pode
ser) sobre salvar a empresa e empregos - nenhuma ideia é muito extrema e
conclamamos todos os colaboradores a pensar igual e nos oferecer ideias,
incrível como as pessoas estão colaborativas.
4.
A recuperação pode não ser
rápida, temos que planejar a menor receita e consequentemente estar atento as
despesas. A receita não sabemos se virá, mas a despesa sim.
·
Foco total em
onde precisamos ser mais eficientes. Vamos aproveitar essa oportunidade para
construir uma empresa mais leve, conservar os níveis de caixa e reduzir a
inadimplência.
5.
Nossos Funcionários e nossos
clientes provavelmente estão enfrentando medo ou pânico, portanto comunicação,
transparência e serenidade serão chaves. Nossa resiliência será testada a cada
momento
·
Tenha uma visão
centrada no cliente; como construiremos confiança, lealdade e participação de
mercado durante e além desta crise?
·
Monitorar casos
suspeitos e confirmados em nossos clientes e sermos solidários
·
Campanha de
ofertas com produtos que temos em estoque (Possibilidade de vendas à vista, o
agricultor vem de uma safra boa e lucrativa e podemos oferecer bons negócios
para eles e para nós)
·
Planejar entregas
de produtos evitando perdas das safrinha por problemas logísticos ou de
suprimentos que possam ocorrer.
·
Avaliar nível de
entrega diária e vendas para observar o nível de continuidade dos negocios.
6.
Os clientes mudarão alguns
comportamentos e temos que estar atentos aos movimentos de prorrogação de
contas, troca de produtos, barganhas etc..
·
Monitorar os
nossos concorrentes. O Agro não para e precisamos estar prontos para o momento
atual e para a retomada. Evitar distrações
·
Planeje e tire
proveito de uma mudança radical no comportamento do cliente - Especialmente
digital
·
Avaliar o % de pedido
em Barter – Usar esse hedging natural para proteger a organização
·
Monitorar o
número de visitas que estamos fazendo aos clientes para monitorar o nível de
atividade, sei que nem todos os setores podem fazer isso, mas podemos visitar
as lavouras e enviar informações via WhatsApp ou e-mail, nosso agricultor é um
dos mais digitalizados do mundo
·
Medir o gasto de
combustíveis comparados com semanas anteriores para avaliar o nível de
atividade
Por fim, devemos estar à
frente de todas as ações, mostrando serenidade e comunicação clara. Tempos
difíceis exige de nós medidas difíceis e que a nossa liderança seja serena e
focada nas entregas. Confie no seu time e deixe as lideranças aflorarem,
incrível o número de líderes que temos na organização que ficavam escondidos e
nesse momento assumem o protagonismo, talvez essa seja a lição mais prazerosa
que estou tendo. Espero suas sugestões e que paramos de ficar nessa desunião
insana, esperar ações de governos e de terceiros e que assumamos o nosso papel
de protagonistas.
O agro não para...
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